Uma leitura do romance Pão cozido debaixo de brasa, de Miguel Jorge
Este trabalho se trata de uma análise do romance Pão cozido debaixo de brasa, publicado por Miguel Jorge em 1997, com o foco na representação do espaço urbano e a relação deste com as personagens. Como é de conhecimento público, a obra trabalha o acidente radiológico do Césio-137 que matou quatro pessoas em Goiânia (GO) em 1987.
Este artigo foi escrito durante minha graduação, entre os anos de 2014 e 2015, e publicado no ano de 2020 na Revista Coralina (ISSN 2675-1399), da Universidade Estadual de Goiás, no volume 2, nº 02.
Resumo:
Este trabalho tem por finalidade realizar uma leitura do romance Pão cozido debaixo de brasa, publicado por Miguel Jorge em 1997, buscando evidenciar os modos pelos quais, na massa verbal da narrativa, o espaço urbano dialoga com a constituição das personagens, as quais o têm, paradoxalmente, como abrigo e como espaço que lhes transmite insegurança. Além disso, busca-se, abriga analisar as peculiaridades da obra que tematiza questões caras à contemporaneidade, como a indagação dos rumos da cidade, dos rumos da vida de seus habitantes e do próprio sentido (ou não sentido) que o espaço urbano tem assumido na contemporaneidade.
Comments