Por que "Memória e Pensamento"?
Segundo a mitologia nórdica, Odin, o pai de todos, sacrificou um de seus olhos como contrato para poder beber da fonte da sabedoria. Ficando deficiente, o deus contava com a ajuda de seus dois corvos Muninn (do nórdico antigo “memória”) e Huginn (do nórdico antigo “pensamento”). As aves voavam por todos os nove mundos e observavam tudo para depois pousarem sobre os ombros do regente de Asgard para lhe sussurrar aos ouvidos tudo que viram.
Memória e Pensamento! São essas as formas que temos de gerar e transmitir conhecimento. Os mitos são mais do que historietas de pessoas não evoluídas que não sabem a explicação científica das coisas. Os mitos são representações narrativas de verdades maiores que a nossa compreensão. Os mitos são explicações de mistérios.
A vida é cheia de mistérios. Fomos todos atirados nesse mundo sabendo que a morte nos aguarda com sua foice certeira, e em tão poucos anos de alegrias e dores, conseguimos ter certeza de poucas coisas e pensar nos mistérios que sondam esse mundo nos atormenta.
O que é um mistério? É tudo aquilo que não consigo compreender por completo: a vida, a morte, o bem, o mal, o outro, eu mesmo, o mundo material e o espírito.
Atormentado pelas dúvidas, o homem buscou explicações nos mitos, na religião, na filosofia e na arte. Na angústia de conhecer aquilo que não conseguimos, usamos de nossa memória e de nossos pensamentos. Andamos por todo o mundo, vendo tudo aquilo que podemos e assimilamos essas imagens criando novas concepções mentais. Memória e Pensamento se combinam e o homem vai adentrando o mistério como quem vai tateando na penumbra.
A Literatura e a Filosofia são muito mais do que aparentam a primeira impressão. A Literatura é mais que um entretenimento, e a Filosofia é mais que uma discussão das realidades sociais com o intuito de fazer uma sociedade mais feliz. A Literatura e a Filosofia são explicações do mistério, formas de sobrevoar os nove mundos da realidade e conseguir as explicações que angustiados desejamos. O poeta e o filósofo contemplam o mundo e se admiram com seus mistérios, adentram tal condição como se pousassem sobre os ombros de um deus.
A Filosofia e a Literatura possibilitaram ao homem não só adentrar o mistério como se adentra o salão dos deuses em Valhalla, mas admirar-se de tais mistérios, enchendo-se do sentimento de estupefação. Não há outro sentimento que seja mais justo diante do mistério.
Esse blog é escrito por um professor de Literatura e de Filosofia que é apaixonado pelos mistérios desse mundo (e dos outros!). É um blog sobre Filosofia e Literatura. Aqui, serão postados textos diversos de minha autoria que tratam desses mistérios e de outras questões triviais. Para compreender o mistério, não me prenderei a discursos, por isso o blog contará com vários gêneros textuais diferentes: ensaios, contos, crônicas, artigos científicos, resenhas e críticas literárias.
Nasci na cidade de Anápolis, a “Manchester Goiana”. Sou graduado em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis. Atualmente, sou aluno mestrando em Ciências Sociais e Humanidades pelo programa interdisciplinar TECCER da UEG. Leciono Língua Portuguesa no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás - Unidade Dr. Cesar Toledo.
Sou um homem apaixonado por mistérios e, se tive a sua atenção até aqui, convido você a caminhar por esse mundo de homens, deuses, elfos e anões comigo, afinal, a melhor atitude para se ter diante do mistério é maravilhar-se.